Entenda física através do universo Marvel

Entenda física através do universo Marvel

O novo filme da Marvel, Vingadores: Guerra Infinita está nos cinemas do Brasil. Não se trata apenas de mais um capítulo do Universo Cinematográfico Marvel, mas da maior reunião de super-heróis já vista na telona.
Cada uma das histórias contadas na Marvel cheia de ação e superpoderes gera curiosidade. Para matar um pouco dessa curiosidade é só estudar física, sabia?

 

Separamos alguns conceitos da física relacionados às habilidades dos nossos heróis preferidos:

A Teia do Homem-Aranha e a 2ª Lei de Newton

As famosas teias de Peter Parker são utilizadas para imobilizar inimigos e para locomover-se.
Em uma cena específica do segundo filme, o herói utiliza suas teias para desacelerar até o repouso um grande trem.
Carregando quase mil passageiros, os trens de Nova Iorque movem-se a até 85 km/h, com uma massa de 200.000 kg. Portanto, de acordo com os cálculos de dinâmica e cinemática decorrentes da 2ª Lei de Newton, as teias devem ter exercido uma força de aproximadamente 300.000 N sobre o trem.
Esses valores indicam que as teias sejam ainda mais resistentes que cabos de aço. O curioso é  que algumas aranhas reais produziriam o mesmo feito se suas teias fossem de dimensões proporcionais.

Incrível Hulk

O famoso herói verde surgiu após uma grande exposição à radiação gama durante a explosão de uma bomba experimental. Bruce Banner, obteve o poder de transformar-se em uma criatura extremamente forte, com 2,30 m de altura e cerca de 630 kg. O que mais intriga na transformação é a origem da massa adicional.
De acordo com a equação física de Einstein, existe uma relação entre massa de repouso e energia, dada por E = mc2, na qual c é a velocidade da luz (3.108 m/s). Essa seria a massa adicional adquirida em sua transformação. Portanto, possivelmente uma grande quantidade de energia foi absorvida durante a exposição radioativa que o transformou.
A radiação gama liberada na fissão nuclear, é altamente ionizante, ou seja, tem o poder de arrancar elétrons de átomos e moléculas e, até mesmo, de alterar o DNA de seres vivos. No entanto, provavelmente um ser vivo não sobreviverias a alta intensidade presente nesses raios gama.

Martelo de Thor

Thor, o deus da mitologia nórdica é o detentor do poderoso martelo Mjolnir. Esse é o condutor de seus poderes, capaz de gerar correntes elétricas, retornar à mão do seu portador, além de transportar o seu usuário, devido à sua grande inércia.
De acordo com os quadrinhos, o martelo foi forjado a partir do núcleo de uma estrela em seus estágios finais de vida, em razão de um grande colapso gravitacional, provavelmente uma estrela anã ou uma estrela de nêutrons. A densidade desses corpos celestes está entre as maiores de todo o Universo, chegando a até 1017 kg/m3. Dessa forma, o martelo de Thor deveria ter uma massa de alguns milhões de quilogramas.
Além disso, há um “encantamento”, que torna o objeto infinitamente pesado nas mãos de quem não for digno de manejá-lo.

 

Essas são só algumas análises. O universo dos heróis e da ficção científica está cheio de mistérios que os fenômenos da física ajudam a entender. Deu até vontade de pegar o livro e colocar a matéria em dia né?