Figuras de linguagem

Figuras de linguagem

Você conhece as figuras de linguagem?

As figuras de linguagem são recursos de nosso idioma para tornar as mensagens que emitimos mais expressivas e significativas.

Vamos falar das mais usadas no nosso dia-a-dia:

Metáfora

A metáfora ocorre quando é utilizada uma substituição de termos que possuem significados diferentes, atribuindo a eles o mesmo sentido. Por exemplo: “Aquela menina é uma flor”.

Metonímia

Metonímia é o uso da parte pelo todo. Ocorre quando o autor substitui uma palavra por outra próxima. É utilizada para evitar a repetição de palavras em um texto. Por exemplo: “Sempre uso Bombril”.

Sinestesia

Sinestesia é o jogo da mistura das sensações. Quando na mesma oração o autor realiza o cruzamento de diferentes sentidos humanos. Por exemplo: “Nunca esquecerei do toque doce das mão da minha avó”.

Catacrese

A Catacrese é um tipo de recurso muito interessante. Tal figura de linguagem ocorre quando atribuímos um “nome” a algo que não possui um nome específico, fazendo referência a outras coisas e objetos. Por exemplo: “Ela quebrou a asa da xícara”.

Antítese

Quando, em uma mesma oração, usamos termos que possuem sentidos contrários, configura-se a antítese. Por exemplo: “Estou dormindo acordada”.

Eufemismo

Troca de um termo por outro mais “leve”, que acaba passando uma conotação mais agradável a um sentido. Por exemplo: “Ele partiu dessa para melhor”.

Hipérbole

Ao contrário de eufemismo, a hipérbole é uma figura de linguagem que dá um exagero intencional ao contexto. Por exemplo: “Estou morta de cansaço”.

Ironia

Ironia é a utilização proposital de termos que manifestam o sentido oposto do seu significado. Por exemplo: “Aquele rapaz é tão educado. Não deu bom dia para ninguém”!

Apóstrofe

Esta figura de linguagem ocorre quando alguma pessoa faz uso da “invocação” de algo ou alguém para manifestar algum sentido ao contexto. Por exemplo: “Meu Deus! Que susto!”

Pleonasmo

Trata-se da repetição de palavras que tem o mesmo significado, em uma mesma oração. Por exemplo: “Desce lá embaixo e fala com ele”.

Elipse

É uma figura de linguagem que acontece quando há a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. Por exemplo: As rosas florescem em maio, as margaridas em agosto. (As margaridas florescem em agosto.)

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as figuras de linguagem, que tal testar seus conhecimentos?

Clique aqui para fazer o teste e descobrir se você já está fera em figuras de linguagem!