A importância da arte no desenvolvimento infantil

O papel da arte na infância tem destaque na evolução das habilidades sociais da criança. Como grande parte das proposições de atividades artísticas acontece em grupo, os pequenos acabam ganhando capacidade para trabalhar coletivamente.

Como consequência, também aprendem a valorizar a diversidade e a respeitar as diferenças. Isso porque a criança, em contato com as obras de vários artistas de correntes diversas, perceberá que não há uma maneira certa ou errada de pintar, de fazer uma colagem, etc.

A arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. Através da arte o aluno desenvolve sensibilidade, percepção e imaginação. Solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão significativa das questões sociais.

No desenvolvimento físico, manifestações artísticas como a dança e o teatro rendem boa consciência corporal e aprimoramento motor, além de auxiliarem na noção espacial. No caso da pintura, a coordenação motora vai evoluindo aos poucos, bem como a capacidade de distinguir e fazer escolhas de materiais, técnicas, texturas e formas.

Por meio da arte, é possível avaliar o grau de desenvolvimento mental dos pequenos, entender suas predisposições e sentimentos, inclusive suas queixas. É possível ter pistas de como essa criança compreende a si mesma e sua realidade, perceber o quanto ela oferece de capacidade criadora e imaginação. Potenciais problemas afetivos, de cognição e de habilidades motoras são facilmente percebidos.

Estimule seus filhos a meterem a mão na massa!