Qual o sentido do ovo de chocolate na Páscoa?

Qual o sentido do ovo de chocolate na Páscoa?

E o que um coelho tem a ver com isso?!

Você já se perguntou por que usamos o ovo de chocolate para simbolizar a Páscoa? Você já se perguntou também o que o ovo tem a ver com um coelho? Hoje nós vamos responder a todas essas perguntas e entender de uma vez por todas a origem da Páscoa e do ovo de Páscoa.

Em várias culturas antigas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera. Vários desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar algum tipo de planta ou elemento natural. Porém, os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

E você deve estar se perguntando o porquê de um coelho ser o símbolo da Páscoa, né? Pois os povos quando celebravam a primavera, estavam celebrando Ostera, a deusa da primavera. Ostera era simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus.

Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate – iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América.


Quer aproveitar esse momento para saber como economizar na Páscoa? Leia nosso artigo sobre a Oficina das Finanças na Páscoa.