Estresse infantil: como lidar com a situação

Estresse infantil é uma reação do organismo de crianças de qualquer idade, diante a situações muito difíceis e muito excitantes. Muitas vezes, a família não sabe que a criança está estressada e acaba confundindo o comportamento com birra ou malcriação. Isso, a longo prazo, pode acarretar em grandes consequências.

O que causa estresse infantil?

Diversos motivos podem causar estresse infantil, entre eles estão:

• Excesso de responsabilidade;
  • Doenças e hospitalizações;
  • Nascimento de irmão;
  • Rejeição entre colegas da escola, perdas familiares;
  • Mudança de residência, cidade ou escola;
  • Briga entre os pais/violência doméstica;
  • Exigência exagerada de desempenho escolar ou esportivo;
  • Morte na família;
  • Brigas constantes entre os pais;
  • Separação de pais;
  • Atividades em excesso;
  • Viagens longas.

Como identificar?

As crianças não sabem verbalizar se estão estressadas ou não, por isso é preciso ficar atento ao comportamento, que pode apresentar sintomas físicos e psicológicos.

Os sintomas físicos mais comuns de estresse infantil são:

• Dor de barriga;
  • Diarreia;
  • Tique nervoso;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Hiperatividade;
  • Enurese noturna (xixi na cama);
  • Gagueira;
  • Tensão muscular;
  • Ranger de dentes;
  • Falta de apetite;
  • Mãos frias e suadas.

Os sintomas psicológicos do stress infantil são:

• Pesadelos;
  • Introversão súbita;
  • Medo ou choro excessivo;
  • Agressividade;
  • Impaciência;
  • Pesadelos;
  • Ansiedade;
  • Dificuldades interpessoais;
  • Desobediência;
  • Insônia;
  • Insegurança.

*Vale lembrar que nenhum sintoma isolado pode ser interpretado como sinal de estresse. É importante verificar se vários sintomas estão ocorrendo juntos.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para o estresse infantil, o que deve ser feito é identificar o que está estressando a criança e, se possível, diminuir a pressão.
Outra grande influência para combater o estresse infantil é o esporte. Crianças que fazem qualquer esporte apresentam menos casos de estresse.
Quando não for possível protegê-lo do estresse excessivo (como no caso de uma morte na família e mudança de cidade), é necessário fortalecer a criança para lidar da melhor maneira possível com a situação.

O estresse não tratado e prolongado pode levar a uma série de doenças e problemas de adaptação, inclusive na escola. Além disso, a criança que não aprende a lidar com a tensão quase sempre se torna um adulto vulnerável ao estresse. Por isso, é sempre melhor aprender a lidar com os problemas quando se é ainda bem jovem.