A importância dos jogos educativos

A importância dos jogos educativos

A ideia de aprender divertindo-se é muito antiga e surgiu com os gregos e romanos.

Os jogos educativos tanto os computacionais como os outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. É um recurso a mais para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, ajudando no processo de ensino aprendizagem. Esses jogos podem aumentar a capacidade e o interesse de aprendizado das pessoas, principalmente em crianças e adolescentes.

Essa importância dos jogos na facilitação do ensino-aprendizagem aparece até mesmo porque o homem tem necessidade de conhecer e transformar o meio que cerca de uma forma prazerosa. E, essa transformação aparece porque somos dotados do poder de aprender, de escolher uma entre várias hipóteses possíveis.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço. Através dos jogos, as crianças desenvolvam um melhor relacionamento com outras crianças e com adultos e por meio dos jogos poderem interagir com o meio em que estão inseridas lhes proporcionando um autoconhecimento de si próprias tendo vista que essas descobertas as fascinam, pois um mundo novo é inserido e descoberto desenvolvem um melhor relacionamento com os outras crianças e pais/professores.