Brincadeiras de Festa Junina

Brincadeiras de Festa Junina

Um arraiá de verdade, além de música e comida boa, tem que ter muita brincadeira.
Separamos algumas das brincadeiras de Festa Junina mais tradicionais para você já ir treinando e vir se divertir na nossa festa.

 Brincadeiras de Festa Junina:

  1. Casamento caipira

Arraiá sem casamento, não é arraiá. Pode haver alguma variação, mas a história é sempre a mesma: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.

  1. Quadrilha

Essa é a hora de animar a festa e dançar. Os casais dançam de braços dados e devem seguir alguns passos:
Balancê: os casais dançam juntos balançando em seus lugares.
Cumprimento: em filas de frente uma da outra, homens e mulheres se aproximam até se encontrarem e se cumprimentam.
Balancê com seus pares: os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo lugar.
Viravortê: em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares.
Caminho da roça: as damas vão puxando os cavalheiros formando um grande círculo e depois voltando para a formação em fila.
Cestinha de flores: as damas levantam os braços por cima dos ombros e dão as mãos aos seus cavalheiros.

  1. Correio elegante

É um serviço de entrega de mensagens. Durante a festa as pessoas escrevem um bilhete e pedem para entregarem ao destinatário.

  1. Cadeia

Um lugar mais isolado da festa é escolhido para ser a cadeia. Algumas pessoas tomam conta do lugar. Durante a festa, os convidados podem indicar as pessoas que devem ser presas. O preso vai até a cadeia e mostra uma habilidade para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação, etc.

  1. Derruba latas

Sobre uma mesa, algumas latas ficam posicionadas. Cada participante recebe três bolinhas para fazer três tentativas de arremesso. Vence quem derrubar mais latas a cerca de 1,5 metros de distância.

  1. Jogo de argolas

A ideia é a mesma do derruba latas. Algumas garrafas plásticas ficam no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Cada participante deve receber cinco argolas para fazer cinco tentativas de acerto. Vence quem acertar mais argolas nas garrafas.

  1. Pescaria

Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos.

  1. Pau de sebo

Esta brincadeira está presente em quase todas as Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.

  1. Corrida de pés amarrados

Duplas são formadas e os cadarços do tênis de um amarrado no do outro. Quem conseguir cruzar a linha de chegada primeiro com os pés amarrados, vence! O desafio é caminhar sem cair, tropeçar e muito menos se machucar!

  1. Corrida com ovo na colher

Os participantes devem segurar uma colher com a boca e colocar um ovo apoiado. Quem cruzar mais rápido a linha de chegada, sem deixar o ovo cair da colher, vence.

 

Agora é só juntar amigos e família e ir treinando para se divertir no nosso Arraiá Plínioleitense. Esperamos você!