A difícil arte de escolher

Escolher envolve definições, abrir mão de algo, segurança e certezas. Nossos jovens, neste momento necessitam ainda mais do nosso apoio e referência.

Pensando nisso, a equipe de Redação e Informática se uniram à Psicologia em um projeto de integração de saberes para aprimorar cada vez mais o processo de escolha de nossos alunos.

O grande conflito atual gira em torno do conflito entre Ser ou Ter, quando na verdade se pudessem uniriam o Ser e Ter.

O processo de escolha profissional tem abordado de forma bem realista estas questões, tentando fazê-los refletir que o caminho a ser percorrido e as conquistas, dependem na maior parte, de seu planejamento, perseverança e estratégias.

Através da discussão de temas subjetivos, construímos algumas dicas para tornar este caminho mais sólido e maduro, que compartilhamos aqui com vocês:

1 – Faça planos, e de preferência mais de um (plano A, B e C).

2- Esses planos devem estar interligados, ou seja, um deve ser “degrau” para o outro.

3- Esteja preparado para enfrentar os obstáculos que surgirão. Alguns caminhos têm menos pedras, outros mais, mas dificilmente estaremos livres delas.

4- Organização, concentração e praticidade são aspectos fundamentais para quem pretende alcançar seu objetivo.

5- Ouça o que os outros dizem, mas sempre com uma escuta crítica para não ser influenciado pelos valores alheios.

6 – Peça ajuda sempre que precisar, para nós e para os pais, inclusive para organizar horário de estudo e organizar a própria vida.

7- Quando estiver em dúvida quanto ao prazer e a obrigação, lembre-se que as obrigações e a responsabilidade estão sempre em primeiro lugar.

8- Proteja-se emocionalmente, meditando, praticando esportes, namorando, lendo, curtindo a família e acima de tudo amando a vida e se amando.

9 – Tenha amigos… trabalhe, sempre que possível, em grupo, estude em grupo, converse em grupo; trocar idéias e informações é sempre enriquecedor.

… e acima de tudo acredite que você é capaz!

Artigo escrito por: Luciane Nardino