3º ano: Trabalhando com o livro “Catando Piolhos, Contando Histórias”

Parte da aprendizagem é estar conectado ao mundo, para que o aluno reconheça a escola como um espaço de ensino, diálogo e conquistas.

Pensando nessa relação, a turma do 3º ano do EF1 está trabalhando com o seu primeiro livro extraclasse de 2021, o “Catando Piolhos, Contando Histórias”, de Daniel Munduruku, que conta a história de um menino indígena que sempre ouvia atentamente os adultos contando histórias em sua aldeia.

Nessa imersão na leitura, a professora Michele Fernanda destacou e explorou uma passagem do livro muito importante e que sempre se mantém atual:

Quando minha avó acabou de contar a história da origem dos alimentos, suspirou e concluiu: “Muitas vezes é preciso que algumas pessoas se sacrifiquem para o bem de todos. É importante que todos façam a sua parte, para que nosso mundo continue vivo e alegre.

Para continuar a discussão, a professora propôs que os alunos contassem o que acharam da história, fazendo uma paralelo com a sua própria realidade, e que fizessem uma ilustração sobre ela. Confira os resultados:

“A escola inspira, ensina, desenvolve e sempre conecta toda a sua prática ao desenvolvimento emocional de cada aluno”, conta a nossa coordenadora pedagógica, Fátima Cruz, que também esteve presente na atividade.