Nossa história
Um sonho que virou realidade

Há noventa anos, o professor Plínio Leite e sua esposa Prof.ª Margarida Waldmann Leite, tinham um sonho: construir uma Escola. A sua preocupação, entretanto, ia além das paredes de alvenaria. Desejavam educar, formar, preparar pessoas para vida, para o mundo.

No ano de 1929, o casal Plínio Leite inaugura em Petrópolis, o 1º prédio, Era um sonho que começava a se realizar. Mais tarde, no ano de 1945, instalaram-se no município de Niterói. Fizeram da escola muito mais que um prédio, construíram uma grande família.

Sempre com a segurança de quem sabe onde quer chegar e a certeza de oferecer uma educação de tradição, com inovação, traçaram um grande caminho na história da educação brasileira, que está vivo até hoje na alegria de nossos alunos, no compromisso e vivacidade de nossa equipe, na parceria de nossos pais e no envolvimento de nossos gestores.

Parabéns, Doutor Plínio Leite e Parabéns e Prof.ª Margarida Waldmann Leite pelo belo legado.  Nós, comunidade PLINIOLEITENSE nos orgulhamos de carregar a sua bandeira!

15 de abril de 1929 – Nasce o COLÉGIO PLÍNIO LEITE!

História cronológica:

• 1929 – nasce o Colégio Plínio Leite, na cidade de Petrópolis-RJ, onde tem início as atividades na área educacional ; até 1932 funciona com o nome de Colégio Sylvio Leite.
  • 1937 – expande-se para Três Rios onde funciona até 1942.
  • 1940 – paralelamente aos outros colégios,  os fundadores adquirirem o Colégio Carvalho de Niterói, com sede na Rua Visconde de Uruguai, 208 e em 1941 o colégio amplias suas instalações no município de Niterói adquirindo os prédios da Rua Visconde do Rio Branco, endereço onde funciona até hoje.
  • 1945 – o colégio de Petrópolis encerra suas atividades e é adquirido pelo Prof. Carlos Werneck e instalam-se definitivamente em Niterói.
  • 1955 – inicia-se a construção dos novos prédios do colégio em Niterói.
  • 1961 – o Colégio constroi o 1º Ginásio escolar esportivo da cidade.
  • 1965 – o casal Plínio Leite funda a Associação Educacional Plínio Leite com o objetivo de perpetuar sua obra, mantendo também cursos de Nível Superior.
  • 1998 – é inaugurada a  segunda Unidade escolar do Colégio, no município de São Gonçalo e em 2002, uma terceira Unidade, na Região Oceânica de Niterói, que tiveram as suas atividades encerradas.
  • 2011 – a Associação Educacional Plínio Leite é extinta, dando lugar ao Colégio Plínio Leite Ltda,  inscrito sob o CNPJ nº 11.471.160/0001-35.