Mapas Mentais – Alunos do Ensino Médio usam a técnica na aula de Filosofia

A memória é uma faculdade criativa, que pode e deve ser explorada para facilitar o processo de assimilação das informações.

Por isso, é muito comum que as pessoas aprendam mais rápido quando a informação contém elementos visuais, já que o cérebro tende a guardar melhor imagens marcantes ou diferenciadas.

Explorando exatamente essa característica, os gregos e romanos desenvolveram a mnemotécnica, uma técnica antiga em que se associa palavras a imagens, criando uma história que unisse essas informações dentro de um “palácio de memória”.

Depois de ensinar sobre o método, o professor de Filosofia Kim Abreu propôs que os alunos do Ensino Médio fizessem seus próprios Mapas Mentais com o conteúdo aprendido nas aulas da matéria. O grande segredo, de acordo com o professor, é tornar essas imagens absurdas, engraçadas ou vívidas e relacioná-las com as informações, formando uma ordenação mental que seja mais fácil de lembrar.

E foi assim que os nossos alunos fizeram conteúdos criativos sobre os filósofos e temáticas importantes para a Filosofia, como o Epicurismo, Estoicismo, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.

Confira os incríveis resultados e aproveite para aprender um pouco mais sobre esses assuntos!