Curiosidade: como surgiram as escolas?

A palavra escola, do latim, schola, refere-se a todo lugar onde exista uma relação de instrução e aprendizado. É o ambiente onde podemos apreender os mais diversos conteúdos, os mais variados assuntos e ainda fazer muitas amizades. A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã. Isso aconteceu através da catequese, quando os padres jesuítas ensinavam crianças e adultos, geralmente índios, os salmos e a religião católica.

O conteúdo de ensino era estabelecido de normas burocráticas em que as escolas eram obrigadas a seguir. Essa burocracia era estabelecida pela adoção rígida de um método educacional, definição de conteúdos de ensino e autorização ou proibição de livros.

Essas escolas ficavam estabelecidas nas grandes propriedades, pois os padres ensinavam os filhos dos fazendeiros e inclusive os filhos dos escravos. Nos centros urbanos as instruções aos membros das famílias eram dadas com o objetivo de desempenhar um oficio, como por  exemplo para  exercer algumas profissões e, até mesmo, ensinavam os proprietários de escravos.

Os responsáveis pelas famílias tinham desejo em que seus filhos aprendessem um estudo para que se tornassem padres. Desta forma, faziam de tudo para que os aprendizes dominassem a leitura e as lições, pois  era o mínimo exigido para ingressar nos “colégios”. Os conteúdos nos referidos “colégios” religiosos eram: filosofia, latim retórica, francês, inglês, grego, economia e comércio existente no Rio de Janeiro, naquela época.

As formas de ensino e aprendizagem começaram a mudar no início do século XIX, pois o Estado começou a exercer um controle sobre a educação formal no sistema educacional primário. Nessa época, foram nomeados 120 professores para a iniciação de uma nova aprendizagem, sendo que  Dom  João VI  enviou à Inglaterra  alguns educadores para estudar um novo método para a implantação no interior da corporação militar.

Com a proclamação da República, houve nova alteração na grade curricular, isso em 1893, sendo introduzido português e literatura portuguesa e nacional; aritmética, álgebra e geometria; geografia e cosmografia, história do Brasil; física, química elementar, elementos de mineralogia; história natural e elementos de higiene; francês; pedagogia e metodologia;  instrução moral e cívica; caligrafia, desenho geométrico e de ornato; música; ginástica; e trabalho de agulha e economia doméstica (para o sexo feminino).