Autoras brasileiras que você precisa conhecer

Autoras brasileiras que você precisa conhecer

Março é o mês das mulheres!

Dia 8 de março foi Dia Internacional da Mulher. Por essa razão, falaremos hoje sobre autoras brasileiras que você não pode deixar de ler.

Começamos esse artigo de hoje com uma curiosidade. Você sabia que na Academia Brasileira de Letras tem apenas cinco mulheres, dentre 40 membros? O prêmio Nobel de Literatura premiou, na história, 111 escritoresapenas 13 mulheres.

Separamos cinco escritoras brasileiras que marcaram a literatura. Se você não as conhece ou conhece apenas de nome, trazemos hoje algumas de suas obras mais inspiradoras para você ter na sua estante:

1 – Clarice Lispector: É uma das escritoras mais prestigiadas do Brasil, entre os principais nomes do Modernismo, e suas obras vivem entrando na lista de obrigatórias dos vestibulares. Clarice, na verdade, nasceu na Ucrânia, e sua família veio para o Brasil, na década de 1920, fugidos da miséria. Recomendamos a leitura do livro “A hora da estrela”.

2 – Cora Coralina: A autora descreve a vida no interior em versos singelos e delicados, mas com muita riqueza de espírito. Ganhou reconhecimento apenas na década de 60, quando já tinha seus 70 anos. Dela, recomendamos “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais”.

3 – Rachel de Queiroz:  Foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Recomendamos a obra “O Quinze”, que foi bem recebida pelo público e agraciada com o prêmio da Fundação Graça Aranha.

4 – Carolina Maria de Jesus: Foi uma autora best-seller, traduzida em 14 línguas. A mineira nascida em 1914 teve uma vida difícil, com três filhos pequenos, sobrevivendo como catadora de lixo. Até que, em 1958, foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas. Construiu sua própria casa com materiais que catava na rua. Guardava cadernos antigos que encontrava para escrever sobre seu dia-a-dia na favela. Dela, vale a pena conhecer “Quarto de despejo”, o livro mais famoso.

5 – Adélia Prado: Foi professora, escritora, poetisa, professora, filósofa e contista brasileira ligada ao Modernismo. Seus textos, fortemente marcados por leveza, pelo lúdico e pela fé, são leituras belíssimas do mundo, da vida e do amor. “Bagagem” é o livro de estreia da escritora cearense e foi publicado em 1976 sob recomendação do grande poeta Carlos Drummond de Andrade.


Essas são apenas algumas das autoras brasileiras que você deve conhecer. Em breve traremos as novas autoras que estão sendo reconhecidas na literatura mundial.

Esse é o nosso segundo artigo sobre o dia das mulheres. Veja o primeiro artigo aqui!