8º ano: Experimento de pH com repolho roxo
Os alunos do 8º ano têm feito diversas descobertas nas aulas de Laboratório de Ciências. E o experimento do pH do repolho roxo é uma delas!
Em proposta da professora Eloah Duprat, a turma descobriu que o repolho roxo contém uma substância chamada antocianina. O nome pode até ser estranho, mas ela nos ajuda a entender bastante coisa sobre o conceito de pH.
Isso porque a substância muda de cor dependendo da solução onde é adicionada, nos indicando o nível do pH da mistura.
Durante o experimento, os alunos extraíram o pigmento do repolho roxo – batendo suas folhas com água no liquidificador. Em seguida, adicionaram o extrato a diferentes substâncias, como vinagre, suco de limão, bicarbonato de sódio, entre outros, e puderam observar sobre as mudanças de cor.
Dessa forma, o que a turma também aprendeu foi o que cada cor representa na escala do pH:
– Tons de vermelho e laranja indicam soluções ácidas
– Tons de verde e amarelo indicam soluções neutras
– Tons de azul escuro e roxo indicam soluções básicas (ou alcalinas)
De forma prática e visual, a experiência no Laboratório nos ajudou muito a entender os conceitos de acidez e basicidade das substâncias, além da importância do pH para praticamente todas as reações químicas no universo.
Confira como foi a atividade:
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