Volta às aulas: Como lidar?

O período de volta às aulas é uma etapa de recomeço. É comum que se levem alguns dias para retomar a dinâmica e ritmo em sala de aula. O medo e a insegurança normalmente fazem parte desse retorno para os pequenos. Isso porque as crianças estão lidando com diversas novidades, como novos professores, colegas, ambientes e conteúdos. Por isso, é importante criar recursos para que o impacto seja o menor possível e seu filho tenha prazer nesse momento.

Confira algumas dicas de como ajudar seu filho a lidar com a volta às aulas:

• Trate a escola como um ambiente agradável para que ele não pense que é uma punição ou castigo. Não ofereça recompensas como passeios ou presentes decorrentes do ato de ir à escola ou estudar.
  • A transição para os horários letivos deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo uns dias antes da volta definitiva à escola.
  • Juntos, organizem o espaço e tire tudo o que não será mais utilizado, deixando espaço livre para os novos materiais. Reserve um local para estudo, que seja confortável e agradável. Confira se sua mochila está nos conformes checando cada material.
  • Crie uma rotina de horários junto com seu filho antes de tudo recomeçar. Nela, deverão ser considerados os momentos de lazer, como os momentos de leitura, visitas a parques, cinemas e casa de amigos. Os horários de aulas na escola e fora dela, como inglês, música e esportes também são importantes. Isso a ajudará a se localizar ao longo do ano.
  • Se puder, vá até a escola no retorno às aulas, apresente o novo professor, isso dará mais segurança. Caso não seja possível, no final do dia, sente-se com ele e pergunte como foi. Pergunte sobre a nova professora e os novos colegas de sala, o que fizeram ao longo da aula. Isso o deixará feliz e seguro.
  • As matérias e conteúdos novos podem assustar no início. Deixe claro que você e o professor estarão presentes para ajudá-lo no que precisar. Leia junto a introdução dos novos materiais de apoio que a escola pediu como as apostilas e livros didáticos.
  • Não faça muitas cobranças. O momento é de readaptação. Começar com muitas cobranças poderá deixar a criança ainda mais assustada. Caso ela apresente uma resistência exacerbada ao retorno, não seja ríspido ao dizer que deve ir para a escola. O melhor é entender o motivo dessa resistência. Pode ser que isso seja passageiro ou então que aponte um problema mais grave como o bullying.

Estamos sempre disponíveis para ajudar! Contamos com professores altamente qualificados e Psicóloga Escolar. Sempre que precisar, procure-nos!