Resgatando o Folclore: BRINCANDO COMO SEUS PAIS E AVÓS

No mês em que se comemora o Folclore Brasileiro, a Professora de Educação Física do EF1, trabalhou com os seus alunos um pouco das vivências de seus pais e avós. A proposta foi trazer brinquedos e brincadeiras da época dos seus pais e avós para dentro da escola, entrelaçado aos conceitos e jogos e brincadeiras folclóricas.

A professora ressaltou: “As brincadeiras infantis se modificam com o tempo e se adaptam as novas realidades de tempo e espaço. Mas, com certeza, têm ficado cada vez menos freqüentes na vida das crianças, cada vez mais encerradas em espaços de apartamentos ou na frente dos computadores, tablets, celulares e videogames”.

Pensando sobre esse viés, no mês de agosto nas aulas de Educação Física procuramos reviver as brincadeiras do passado, propondo atividades que estimulam o gosto pelas brincadeiras folclóricas, levando-os a perceber que os mesmos brinquedos que seus pais e avós usaram, fazem parte do cenário atual das brincadeiras que eles estão revivendo nas aulas e que são fundamentais para a transmissão dos costumes e hábitos folclóricos que passam de geração para geração.

Os alunos, através de brincadeiras como pular corda, elástico, bilboquê, vai e vem, pé de lata, corrida de saco, jogo da velha, gira-gira, amarelinha dentre outros, estão desenvolvendo habilidades como consciência corporal, lateralidade, equilíbrio, foco, controle de impulsos, habilidades sociais, Tudo isso, aliado ao conhecimento, imprescindível em tudo o que realizamos na escola.

Confira um pouco do que vem acontecendo por aqui!

O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.”