Projeto História e cinema

Nas aulas História do 9º ano deste trimestre, estamos trabalhando com o projeto História e Cinema, que transforma a exibição de filmes na sala de aula, em um instrumento didático poderoso, um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor.

O cinema é arte, entretenimento e lazer. Mas também é uma manifestação do seu tempo, um documento e um objeto de estudo. Ele apresenta um fantástico potencial de aprendizado para qualquer tipo de público.

Com a intenção de melhorar a compreensão dos alunos quanto aos temas e abordagens históricas discutidas em sala, este projeto tem como eixo as Ditaduras Militares que ocorreram na América Latina a partir da década de 1960, trabalhando com três países que vivenciaram este tipo de governo: Argentina, Chile e Brasil.

O projeto contempla três sessões de cinema, com os filmes “A infância Clandestina”, “Machuca” e “O ano em que meus pais saíram de férias”, seguidas de debate sobre o filme e sua relação com cada ditadura, bem como a articulação existente entre elas.

Como não podia deixar de ter em um cinema, a pipoca também estava presente durante as sessões. Vale a pena conferir a empolgação dos alunos com o projeto!

Profª Ana Paula Franchi – professora de História do 9º. Ano do Ensino Fundamental 2

Confira algumas fotos: