Por que os pais devem participar ativamente da vida escolar dos filhos?

A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. A proximidade entre os pais e a escola aumenta o desempenho e o rendimento do aluno. Saiba como estimular essa proximidade:

• Crie um ambiente convidativo ao estudo em casa:

Selecione um espaço com iluminação e temperatura adequadas, além de deixar os materiais necessários acessíveis. É desejável ainda que você ajude a criança a definir um cronograma de tarefas equilibrado, que contemple o momento da lição e também do descanso e das brincadeiras. A hora do estudo é sagrada e deve ser acompanhada de perto pelos pais, assim é possível se inteirar do conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, auxiliar nas dúvidas e avaliar como está o desempenho da criança. “Dessa forma, as dificuldades podem ser percebidas logo e comunicadas à escola para que se busquem estratégias que ajudem o aluno a evoluir”.

• Estimular a leitura

Ler amplia o vocabulário, a criatividade e os conhecimentos gerais. Filhos que veem os pais lendo livros, revistas e jornais se encantam pelo universo da leitura facilmente.

• Abordar os temas aprendidos na escola

Conversas em família sobre as matérias que estão sendo vistas no colégio ajudam a despertar e a construir o raciocínio e o senso crítico. Para tornar o papo interessante, ilustre-o com matérias de revistas, filmes e até mesmo com passagens que aconteceram no cotidiano de vocês. “