Dica de Português: Vírgula

A pontuação indica, na escrita, as possibilidades de entonação de fala. Ela ajuda também a expressão de pensamentos, de emoções, de sentidos e torna mais precisa a compreensão de um texto. Dentre os sinais de pontuação, a vírgula é a que mais requer atenção. Existem situações em que o seu uso é obrigatório levando em conta a estrutura da frase; em outras, se a deslocarmos, o sentido da frase será totalmente alterado.
Sendo assim, a vírgula mal colocada ou omitida pode causar sérios prejuízos para o entendimento do texto.

Veja um exemplo da importância desse sinal de pontuação:

Não queremos você aqui!
Não, queremos você aqui!

O sentido da frase muda completamente!

Quando usar a vírgula?

Para marcar intercalação:

• do adjunto adverbial: O café, em razão da sua abundância, vem caindo de preço.
  • da conjunção: Estão produzindo, todavia, altas quantidades de alimentos.
  • das expressões explicativas ou corretivas: As indústrias não querem abrir mão de suas vantagens, isto é, não querem abrir mão dos lucros altos.

Para marcar inversão:

• do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas.
  • dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, não lhes destinaram verba alguma.
  • do nome de lugar anteposto às datas: Recife, 15 de maio de 1982.

Para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração):

Era um garoto de 15 anos, alto, magro.

Para marcar omissão do verbo:

Nós queremos comer pizza; e vocês, churrasco.

Para isolar:

• o aposto: São Paulo, considerada a metrópole brasileirapossui um trânsito caótico.
  • o vocativo: Ora, Thiagonão diga bobagem.

Antes do “e”:

• Quando o “e” integra a expressão “e sim”: Ele não era um bom aluno, e sim um mau exemplo. (Ele não era um bom aluno, mas sim um mau exemplo).
  • Quando o “e” introduz uma sequência de várias orações ou termos: Ela pedia, e implorava, e chorava, e argumentava, mas nem assim convenceu os policiais.
  • Quando o “e” liga duas orações cujos sujeitos são diferentes.

Não se usa vírgula:

Não se usa vírgula separando termos que, do ponto de vista sintático, ligam-se diretamente entre si:

• entre sujeito e predicado:  Todos os alunos da sala    foram advertidos.
                                                                            sujeito                                                         predicado
  • entre o verbo e seus objetos:  O trabalho custou       sacrifício        aos realizadores
                                                                                                                                           V.T.D.I.                        O.D.                                  O.I.
  • Entre nome e complemento nominal; entre nome e adjunto adnominal:
    A surpreendente   reação    do governo    contra os sonegadores  despertou reações entre os empresários.
          adj.adn.                     nome              adj.adn.                  complemento nominal