Palestra sobre o coronavírus – com a biomédica Celina Garcia da Fonseca

A palestra “Os caminhos do coronavírus e o que você pode fazer para ajudar”, ministrada pela biomédica Celina Garcia da Fonseca no dia 8 de abril, foi um grande sucesso aqui no Plínio! Com clareza e objetividade, Celina abordou todos os pontos imprescindíveis que precisamos saber sobre o coronavírus, incluindo sua ação no organismo e como evitar o contágio.

A coordenadora pedagógica do EF2 e EM, Poliana Santos, estava empolgada com a abordagem e registrou: “Conhecimento que salva vidas!”

Os pais dos alunos também foram nossos convidados, e a Renata Demétrio, mãe da Nathália (do 7º ano), fez questão de colocar:  Eu e Nathy estamos assistindo. Quero agradecer a oportunidade de poder entender melhor sobre esse vírus tão complexo. Importantíssimo isso que a Celina está falando!!!”

Nossos alunos também estavam atentos, aprendendo e buscando aprofundar os seus conhecimentos. A aluna Ana Carolina Vidal perguntou se “o fato de esse vírus ser de RNA faz com que ele seja tão devastador”, se ele poderia ser de DNA e, se sim, o que isso alteraria. Já o Kauã Samunel perguntou “como o vírus dentro da pessoa sofre uma mutação”, e a Julia Miranda quis saber se é verdade se você conseguir apagar uma vela enquanto usa a máscara, quer dizer que ela não é segura.

E as perguntas não pararam por aí. “Foi importante a forma madura pela qual os alunos demonstraram o interesse pelo tema e sua capacidade de participar ativamente de um assunto tão relevante”, registrou a coordenadora Poliana.

Celina não deixou dúvida de que o melhor caminho para ter respostas corretas sobre os questionamentos referentes ao COVID-19 é buscando em sites confiáveis como o da Fiocrux, da Sociedade Brasileira de Infectologia e o do Butantan, por exemplo. Nesses locais, não teremos notícias falsas (as famosas “fakenews”).

Ela também aproveitou a oportunidade de estar com os estudantes e os orientou: “Aulas remotas ensinam e basta vocês quererem para aprender. Vocês conseguem manter as metas de futuro enquanto estudantes, trabalhando em prol delas, e a escola é o melhor caminho. Se vocês desistem como estudantes, não teremos cientistas, profissionais de saúde, professores, engenheiros…”

Professores e coordenadores da escola também estiveram presentes. A coordenadora Maria de Fátima Cruz, do EF1, fechou a tarde fazendo um resumo da oportunidade que tivemos: “Quanta aprendizagem! Viva a Ciência!”

Ficou com vontade de assistir à palestra? É só conferir ela na íntegra pelo link do GoToMeeting.

Outros comentários dos alunos:

• Palestra maravilhosa!!! Muito obrigada!! Parabéns!! 🤩🤩 – Ana Carolina Vidal
  • Parabéns Celina, muito obrigada! Palestra incrível – Sofia Santiago
  • Maravilhosa! – Yasmim Coscarelli
  • Excelente! – Paula Lopes
  • Excelente!! Parabéns à Celina e ao Colégio por essa palestra. – Bárbara, mãe da Sofia, 7º ano
  • Parabéns.! Excelente palestra. – Professora Andrezia
  • Parabéns a escola por oferecer esta palestra maravilhosa. – Akawã
  • Parabéns!!!Necessárias suas palavras Celina!! – Letícia
  • Adoreiii Perfeita!!!! – Manuella Alentejo
  • Muito boa essa palestra! – Daniel Castelo
  • Parabéns!!!! Muito boa a palestra!! Necessária!! – Bruna Ramos