Origem das festas juninas

Origem das festas juninas

Elas são esperadas todos os anos, mas você sabe a origem das festas juninas?

Com a vinda dos portugueses ao Brasil, muita influência da sociedade europeia foi incorporada por aqui. A origem das festas juninas não é diferente. Elas são uma adaptação das festas pagãs que aconteciam na Europa por conta da colheita, no solstício de verão, ou seja, em junho, no Hemisfério Norte.
Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João. Assim, ficaram conhecidas como Joaninas em homenageam a João Batista, primo de Jesus. Passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageia três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Como todas as heranças Europeias que nos foram dadas, as festas foram ganhando um feitio próprio. A quadrilha, por exemplo,vem dos bailes da corte francesa, adaptada para a realidade local, transformando-se nas danças juninas que conhecemos.

Todos os elementos culturais foram misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país. No Nordeste foi onde se enraizou, tornando-se uma forte marca da cultura e ganhando grande expressão. É de lá que vem as tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia.
Em Campina Grande, na Paraíba, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos.


Gostou de saber mais sobre essa festa que tanto adoramos? Vá se preparando, logo teremos nosso Arraiá Plinioleitense e não queremos você de fora dessa festa!