O uso correto da máscara reduz as chances de contágio do COVID-19

O uso correto da máscara reduz as chances de contágio do COVID-19

O isolamento social é uma recomendação muito importante para o momento que estamos vivendo, mas tem situações que ainda nos fazem ir à rua. Então, se seus responsáveis precisam sair de casa para trabalhar, fazer mercado ou alguma outra necessidade, a grande aliada pode ser a máscara. 😷

Mas será que as pessoas estão usando corretamente?

É comum ter dúvidas sobre como mexer na máscara e acabamos comentando alguns erros, o que não pode acontecer. Para um resultado mais eficiente, é preciso saber a maneira correta de usá-la.

Por isso, o Plínio Leite separou algumas dicas para que a máscara realmente funcione como uma barreira física contra o vírus:

Não use a máscara abaixo do nariz

Assim como a boca, o nariz também tem que ser devidamente coberto para impedir que o vírus consiga entrar no organismo

Não use a máscara com elástico ou tiras frouxas

Se a máscara estiver larga nas laterais, a proteção não será tão eficiente porque deixará partes abertas, permitindo que o vírus entre em contato com você. Caso o elástico ou a tira não estiverem muito firmes, você pode solucionar isso fazendo um nozinho.

Não coloque a máscara abaixo do queixo

Se você precisa tirá-la por qualquer motivo, mesmo que seja por pouco tempo, não a puxe para o queixo. A máscara pode se inverter e a parte externa entrar em contato direto com sua boca e nariz.

Não deixe seu queixo exposto

Dessa forma, a máscara não vai ficar com um vão solto na parte de baixo, o que poderia facilitar o contato com o vírus.

Cubra seu rosto abaixo dos olhos, até embaixo do queixo e verifique se as alças estão firmas e sem folgas

Essa é a forma mais eficaz e correta de usar a proteção, impedindo que se crie uma porta de entrada ou saída para o vírus.

O Plínio Leite também gostaria de destacar que é muito importante seguir as recomendações e cuidar da saúde durante esse momento.

Vamos passar por essa juntos! 💪