O que foi o Golpe da Maioridade?

O que foi o Golpe da Maioridade?

O Golpe da Maioridade foi realizado com o objetivo de antecipar a assunção de Pedro II ao trono. Políticos liberais arquitetaram um movimento defendendo a antecipação da maioridade de Dom Pedro II, com a intenção de apoiar sua chegada ao governo. Dessa forma se aproveitariam de sua inexperiência para assumir importantes funções políticas e dar fim ao Período Regencial (1831-1849 – período em que o Brasil passou a ser governado por regências, após a abdicação de D. Pedro I).

A Constituição Imperial de 1824 determinava que o imperador só poderia ser investido dos poderes a ele reservados quando atingisse a maioridade. Assim, no início de 1840, o político liberal Antônio Carlos de Andrada e Silva criou o chamado Clube da Maioridade. Com o apoio da imprensa, a proposta de antecipação ganhou as ruas da capital e incitou algumas manifestações de apoio popular. Para muitos, a imagem jovem e instruída de D. Pedro II representava uma tentativa de ordenação política e social.

O movimento não sofreu oposição dos conservadores, que poderiam ser facilmente acusados de repúdio ao regime monárquico. Em maio de 1840, um projeto de lei apresentado à Câmara realizou o pedido de antecipação da maioridade de Dom Pedro II.

Em 23 de julho de 1840 (exatos 178 anos atrás), Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon (nome completo de D. Pedro II) foi declarado maior de idade.