Nossa filosofia
Fundamentos Educacionais:

O Colégio Plínio Leite fundamenta-se na crença no homem e na sua capacidade de viver, pensar a realidade e de construir o seu crescimento, visando a uma melhoria da qualidade de vida em sociedade. Como Instituição Educacional é nosso compromisso viver o presente, respeitar o passado e construir o futuro, construindo uma história de responsabilidade, respeito e liberdade.

Fazemos da nossa escola um espaço de debates e buscas, onde todas as ações, das mais simples às mais importantes, são desenvolvidas para que o nosso aluno seja capaz de aprender a conhecer, para compreender o mundo,  aprender a fazer, para agir no meio que o cerca, de aprender a conviver, em cooperação com os outros seres humanos e finalmente de aprender a ser, conceito principal, que integra os anteriores.

Para tal fim faz-se ainda necessário que todo profissional, independente da função que atue em nossa Instituição, esteja comprometido e engajado nos pressupostos filosóficos da instituição e que, as famílias dos nossos alunos, conhecedoras desta filosofia, possam respeitá-la e apoiá-la em seu fazer.

Pressupostos Fundamentais Para a Construção Do Ser Humano

A Escola tem princípios que aprovam e favorecem um ambiente humano, interativo e produtivo, onde haja trabalho em equipe e a busca de soluções com envolvimento de todos. Em nossa Filosofia consideramos fundamental a busca constante pelo desenvolvimento do homem a caminho de sua plenitude.

1. Princípios Éticos Essenciais:

Este primeiro pressuposto é o ponto de partida para o crescimento global do ser humano. Para alcança-lo é necessário: respeito a si, respeito aos outros e atitudes éticas.

1. Interação com a Essência do Saber

O segundo pressuposto oferece condições para que a pessoa aprenda a organizar e valorizar suas próprias experiências, incorporando conhecimentos que a levem ao crescimento e à transformação de si e da sociedade. Esta interação fundamenta-se:

• na valorização da criatividade e do crescimento intelectual
  • na construção do conhecimento
  • na evolução do processo cognitivo
  • na transmissão da cultura
  1. Conscientização e Vivência Plena da Cidadania

O terceiro pressuposto complementa o processo de construção do ser, uma vez que está politicamente apto a participar e transformar o seu meio social. Para isso se faz necessário a busca de:

• consciência política – cumprimento dos deveres e exigência dos direitos
  • valorização da liberdade e da democracia
  • comprometimento com os problemas sociais