Nossa Filosofia

Fundamentos Educacionais

O nosso trabalho fundamenta-se na crença no homem e na sua capacidade de viver e pensar a realidade e de construir o seu crescimento, visando a uma melhoria da qualidade de vida na sociedade.

Como Instituição Educacional é nosso compromisso viver o presente, respeitar o passado e construir para o futuro, reafirmando nossos valores para que as pessoas tenham condições de se desenvolverem plenamente.

Esperamos fazer da nossa escola um espaço de debates e buscas, onde todas as ações, das mais simples às mais importantes, sejam desenvolvidas com objetivo de construir uma Instituição de responsabilidade, respeito e liberdade.

Para tal fim se faz necessário que todo e qualquer profissional, independente da função que atue em nossa Instituição, esteja comprometido e engajado nos pressupostos filosóficos e que as famílias dos nossos alunos, conhecedoras desta filosofia, possam respeitá-la e apoiá-la em seu fazer.

Pressupostos Fundamentais para construção do ser humano

 

1. Princípios Éticos Essenciais

Este primeiro pressuposto é o ponto de partida para o crescimento global do ser humano. Para o alcance deste é necessário:

 

2. Interação com a Essência do Saber

O segundo pressuposto oferece condições para que a pessoa aprenda a organizar e valorizar suas próprias experiências, incorporando conhecimentos que a levem à transformação de si e da sociedade.

Esta interação fundamenta-se:

• na valorização da criatividade e do crescimento intelectual;
• na construção do conhecimento;
• na evolução do processo cognitivo;
• na transmissão da cultura.

 

3. Conscientização e Vivência Plena da Cidadania

O terceiro pressuposto complementa o processo de construção do ser, uma vez que está politicamente apto a participar e transformar o seu meio social.
Para isso se faz necessário a busca de:

• consciência política – cumprimento dos deveres e exigência dos direitos;
• valorização da liberdade e da democracia;
• comprometimento com os problemas sociais.

A Escola tem princípios que aprovam e favorecem o ambiente de trabalho mais humano, mais interativo, mais produtivo.

A Escola pressupõe trabalho em equipe e soluções com envolvimento de todos.
Em nossa Filosofia consideramos fundamental a proposta, (flexível trocaria por: que garanta o respeito às diferenças e individualidades), do desenvolvimento do homem a caminho de sua plenitude enquanto ser.