Como começou a trajetória da mulher na educação?

Você sabia que de 1500 a 1827 a educação brasileira era permitida somente a homens? Pois é! O papel da mulher na educação era inexistente.

Mulheres brancas, negras, indígenas, ricas ou pobres, de qualquer faixa etária, eram proibidas de estudar. A única alternativa para mulheres escaparem do analfabetismo eram os conventos.

No início do século passado, muitas mulheres que queriam estudar, aprender, ter mais conhecimento, ouviam frequentemente que o estudo era um desperdício de tempo. Uma mulher deveria aprender a cuidar da casa, do marido e de seus filhos. Pensava-se que o estudo para uma mulher não serviria para nada, pois sua função na sociedade era ser uma boa mãe e esposa.

No Período Colonial, a educação para meninas era feita no lar e voltada especificamente para as atividades domésticas. Somente em meados do século XIX as mulheres começaram a integrar o sistema de ensino, mas ainda bem lentamente, pois os colégios destinados a meninas eram particulares. Por essa razão, muitas meninas que não tinham condição financeira para estudar permaneceram fora da escola. A educação feminina no Brasil teve início com colégios particulares em meados de 1867 e foi apenas em 1880 que as mulheres puderam ingressar no sistema de ensino público. Contudo, o gosto pela leitura foi responsável por introduzir a mulher no mundo das letras, sendo o hábito decisivo para a sua educação.

Hoje em dia, vemos cada vez mais mulheres estudando e trabalhando.  Atualmente, segundo dados da pesquisa Trajetória da Mulher na Educação Brasileira (1996 a 2003), “elas são maioria em quase todos os níveis de ensino, especialmente nas universidades; têm um tempo médio de estudos superior ao dos homens, tornando-se cada dia mais alfabetizadas; e apresentam um desempenho escolar, em vários níveis, comparativamente melhor ao dos homens”.

O Brasil mudou e muda a cada dia devido a esse aumento das mulheres nas cadeiras de escolas e universidades, mesmo que ainda haja muito o que avançar já é visível as melhorias que o país recebe por isso.