Mesada: será que é uma boa ideia?

Mesada: será que é uma boa ideia?

Como é a relação do seu filho com o dinheiro?

Saber lidar com dinheiro não é uma tarefa fácil nem para os adultos, imagine só para uma criança.

Dar mesada aos filhos é uma ideia interessante, pois melhora a consciência da criança sobre o dinheiro.

Os pais não devem exagerar no valor, para não criar um hábito negativo. É preciso definir um valor para não passar a impressão de valor ilimitado, ou como dizem: para não dar a impressão de que dinheiro dá em árvore.

Você pode e deve incentivar seu filho a cumprir algumas tarefas semanais ou mensais para estipular a mesada, como por exemplo: levar o cachorro do vizinho para passear.

É importante definir a quantia certa para dar. Essa quantia pode ser calculada segundo as necessidades da criança ou adolescente e do orçamento da família.

Por outro lado, a mesada pode passar a sensação equivocada de que sempre haverá dinheiro garantido. De qualquer forma, oferecer a mesada não basta. É preciso prestar atenção em outras atitudes para que a educação financeira tenha resultados.

No Colégio Plínio Leite, seu filho vai ter aulas de Educação Financeira. Nessas aulas semanais, os alunos aprendem a importância do dinheiro e entendem como ganhar, poupar e investir. Veja nossa oficina para saber mais e entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.