Mentira: como lidar com essa fase

Mentira: como lidar com essa fase

É normal que as crianças passem pela fase da mentira. Isso começa por volta dos 2 ou 3 anos, quando a mentira vem para substituir aquilo que elas não conseguem lembrar ou por uma falha de interpretação. Nessa fase as crianças são novas demais para ser punidas por mentiras, mas os pais podem começar a encorajar a sinceridade.

Entre os 5 e 8 anos, elas contarão mais mentiras para testar até onde podem chegar, especialmente em relação à escola. As restrições e responsabilidades normalmente são muitas para essa idade. Como resultado, as crianças mentirão com frequência para amenizar as forças que parecem exigir mais do que elas podem oferecer.

Dicas para encarar essa fase:

  1. Não se preocupe tanto: nesse período, a mentira não está associada a uma questão de caráter. Na primeira infância é algo natural. A preocupação só deve surgir caso o hábito continue.
  2. Não dê tanta importância: quanto mais você coloca a prática em destaque, mais seu filho consegue o que quer: atenção de uma maneira negativa.
  3. Regras e consequências: aplique consequências relacionadas diretamente a situação da mentira. Exemplo: “Não foi você que sujou a parede? Mas você vai me ajudar a limpar mesmo assim”; “não foi você que bateu no seu irmão? Mas você vai pedir desculpa mesmo assim”. A ideia é que seu filho entenda que mentira sempre tem consequência.
  4. Reforce os comportamentos positivos: Elogie sempre que seu filho usar da verdade, for honesto e contar exatamente o que aconteceu.

 

Mais importante do que elogiar a sinceridade do seu filho, é ser um bom modelo, já que nessa fase ele será muito observador.