Material dourado de Maria Montessori – presença constante na escola

A turma do 2º. Ano do Ef1 desceu para o pátio para inaugurar os trabalhos de matemática. A professora Mariana Figueiredo planejou a sua aula utilizando o Material Dourado, material Montessoriano que usamos para trabalhar o Sistema de Numeração Decimal.
Como ele também é usado para trabalhar a adição e subtração, os alunos revisaram de uma forma divertida e consistente esses conteúdos e curtiram muito esse momento de descontração e aprendizagem.

O trabalho com o Material Dourado idealizado e utilizado por Maria Montessori, médica e educadora, desenvolve ainda a independência, confiança em si, a concentração, a coordenação e a ordem; gera e desenvolve experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores; leva a criança a fazer por ela mesma e perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação e finalmente trabalha com os sentidos da criança.

Observe o resultado: