Ensaio Filosófico – Ensino Médio

Você sabe o que é “Sapere aude”? 🤔

A frase em latim significa “ouse saber” e ficou bastante conhecida no mundo da filosofia por causa da Kant. Ela também marcou presença na nossa aula com o professor Kim Abreu, doutorando em filosofia na UERJ.

O professor trouxe o conceito do ensaio filosófico, gênero textual desenvolvido por Michel de Montaigne, que propõe que os alunos exponham seu pensamento crítico sobre determinado tema.

Esse método busca descontruir a imparcialidade de modelos como a redação do ENEM, já que o aluno pode utilizar a primeira pessoa, fazer perguntas, usar metáforas etc. No ensaio filosófico, é muito importante que haja uma argumentação a favor e contra a hipótese, problematizando a questão de forma aprofundada.

Muito interessante né?! Esse assunto é tão importante, que virou tema de uma questão de filosofia no ENEM 2020. E os nossos alunos do Ensino Médio não poderiam ficar de fora!

Fique de olho no nosso site e redes sociais para não perder nenhuma novidade! 💚