Educar para não punir

Educar para não punir

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Estamos trazendo esse tópico hoje, pois estamos observando um mundo mais violento. Que o Brasil é um dos países mais violentos todo mundo já sabe. Mas os números continuam a crescer e a assustar a população. Nós, brasileiros, infelizmente estamos reféns e à mercê de um governo que não prioriza uma educação de qualidade e o planejamento para tirar os jovens do caminho da criminalidade. Ao parar para refletir sobre a relação entre educação e violência podemos perceber que a educação é o pilar principal para o desenvolvimento de um país. Ela traz não só conhecimento de português, matemática, física ou química, mas também uma série de benefícios que atingirá diretamente o governo e toda a população.

Veja o que uma educação de qualidade faz pelo indivíduo e pelo país:

1. Combate a pobreza
Quanto mais as pessoas estudarem, mais oportunidades terão no mercado de trabalho.
2. Faz a economia crescer
Uma boa educação melhora a economia de um país.
3. Promove a saúde
Uma mãe que teve acesso à educação de qualidade tem mais condições de cuidar da saúde de seus filhos, pois é mais sensível a importância da prevenção, da vacinação e de hábitos de higiene, além de saber como procurar tratamento quando necessário.

4. Diminui a violência

Mais do que a pobreza em termos absolutos, é a desigualdade social um dos fatores relacionados à violência. Se a educação é capaz de impactar na diminuição desta desigualdade, ela também contribui para uma sociedade menos violenta.

5. Garante o acesso a outros direitos

Está na Declaração Universal dos Direitos Humanos: é por meio do ensino e da educação que se promove o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais.

6. Ajuda a proteger o meio ambiente

Quando forma cidadãos mais conscientes dos impactos de nossas atividades sobre a natureza, a educação ajuda a preservar o meio ambiente, educando as pessoas para decisões sustentáveis, que satisfazem as necessidades presentes sem prejudicar as gerações futuras.

7. Aumenta a felicidade

As pessoas que estudam mais também se dizem mais felizes do que aqueles que não estudaram ou não puderam estudar.

8. Fortalece a democracia e a cidadania

Além de formar cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos, a educação também colabora para que a sociedade cumpra seus deveres cívicos.