Proposta pedagógica
Proposta Pedagógica Plínio Leite

O Projeto Político Pedagógico do Colégio Plínio Leite define e retrata uma realidade que é construída em nosso dia a dia. Um espaço no qual se pensa no caminho que está sendo percorrido a partir da reflexão do conhecimento que é gerado na prática cotidiana.

Desejamos formar um aluno que tenha compromisso não só com o conhecer e fazer, mas especialmente para ser e conviver. Para isso, oferecemos um ensino que vai além da sala de aula, envolvendo-o em projetos significativos para ele e que ofereçam estímulos e oportunizem trabalhar suas competências e habilidades, buscando a sua formação integral.

Embora sejamos uma escola de tradição e de desenvolvermos no aluno valores tradicionais e cívicos, acreditamos também que o aluno deve ser o protagonista de seu processo de aprendizagem, em uma relação de troca com o professor, em que ambos aprendem e se desenvolvem. Nossas aulas são dinâmicas, estimulam a criatividade, incentivam o pensamento complexo e desenvolvem a autonomia do aluno, melhorando a cooperação em sala de aula.

O trabalho também é permeado por projetos, o que oportuniza a equipe estar constantemente avaliando o passado e pensando o futuro, planejando-o, organizando-o, aproximando o desejo que se tem, daquilo que a realidade permite.

O Colégio Plínio Leite tem em sua tradição, a práxis de educar também através do esporte, da música e da arte, assim, oferecemos propostas curriculares e extracurriculares, envolvendo o nosso aluno nessas práticas.