Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a ONU instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado nessa mesma data. O objetivo desse dia é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

Dentre os principais problemas, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, o consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, desperdício de água e esgotamento do solo.

A humanidade vem criando cada vez mais lixo, fazendo com que um verdadeiro caos se instale no meio ambiente. Plástico, metal, papelão e vidro têm se espalhado pelos mares, oceanos e florestas, poluindo todo o ecossistema e causando a morte de vários animais, levando até a extinção de algumas espécies. Esses animais, confundem o lixo com comida, e acabam morrendo sufocados, porque seus estômagos não conseguem digerir o lixo. Outros morrem intoxicados por causa da poluição do seu habitat.

A poluição também é outro grande problema para o meio ambiente. As fumaças dos carros e indústrias estão destruindo a camada de ozônio, que protege a atmosfera e o planeta dos raios ultravioletas, deixando a população mais exposta ao câncer de pele. A destruição do ozônio provoca também o efeito estufa, que está aos poucos derretendo as geleiras dos polos, o que pode causar um aumento do nível de água dos oceanos e fazer com que várias cidades sejam completamente inundadas.

Por tudo isso, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. O Greenpeace, por exemplo, luta por isso.

É fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade tenha consciência do seu consumo e reivindique o cumprimento das leis ambientais. Depende de nós, humanos, assumirmos uma postura de responsabilidade ambiental e mudar o quadro atual. A vida do planeta está nas nossas mãos!

O homem destrói a natureza na justificativa de sobreviver. A natureza luta para sobreviver, para garantir a sobrevivência do homem.”  J. Wesley