Dia do Folclore Brasileiro

Dia do Folclore Brasileiro

Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.
O termo folclore se originou com a união das palavras inglesas folk (“povo”) e lore (“conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

O que é Folclore:

Folclore é o conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Algumas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

 

As lendas são contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia e procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país, como festa junina, Festa do Divino, Círio de Nazaré e Folia de Reis.
Podemos também considerar como legítimas representações do nosso folclore alguns ritmos e danças, como o carimbó, forró, capoeira, frevo, caiapó, encenações como bumba-meu-boi, marujada, congada, etc.,  ditados populares,

Nas histórias destacamos os personagens como Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Iara (mãe d’água), Mula-sem-Cabeça, Lobisomem, Curupira e Boi-Tatá. Porém, existe uma infinidade deles, variando de acordo com cada região.