Como cultivar o relacionamento pais e filhos

Como cultivar o relacionamento pais e filhos

O relacionamento entre pais e filhos ou aquele adulto com quem haja uma conexão com quem se sinta segura, é imprescindível para a saúde mental e bem-estar da criança. Isso sem contar no reflexo da satisfação do relacionamento na idade adulta.
Não é preciso que os pais sejam perfeitos, o relacionamento só precisa ser “bom o suficiente” para que traga os benefícios para a criança que nenhuma outra pessoa é capaz de trazer.

Sabemos que a falta de tempo é um fator agravante nesse relacionamento e na educação infantil, mas não se culpe e nem tente compensar dando e fazendo tudo o que pedirem. O que na verdade seus filhos precisam, é de um tempo de qualidade juntos, em família, ainda que esse tempo seja pequeno.
Isso não pode ser visto como obrigação, pais e filhos devem ter prazer e se divertir.

Não há um manual que indique como cuidar bem dos filhos, mas todos nós precisamos de compreensão, de liberdade para nos expressar e também de uma família que nos escute e apoie.
Falar sobre a escola, os amigos, o que passam no cotidiano, pode parecer supérfluo, mas significa muito para eles. Faça o necessário para escutá-los. No início é normal que os filhos não queiram conversar, mas com o tempo isso irá mudar.

O grande problema dessa questão é saber limitar a amizade de forma que o respeito e a autoridade permaneçam. Embora dê trabalho, exija dedicação e esforço, vale muito à pena construir uma relação em que pais e filhos são amigos.

Para ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas para fortalecer a relação e cultivá-la de uma maneira harmoniosa, com amor, carinho e respeito. Mas lembre-se: evite mexer no celular ou fazer outra atividade simultaneamente, isso pode ser interpretado como falta de interesse e eles podem se fechar.

Falar todos os dias

Estabelecer linhas de comunicação já em idade precoce desenvolve a confiança entre pais e filhos. Mesmo que seja apenas por alguns momentos a cada dia, mostre interesse em conversar com ele. Pergunte sobre o seu dia, seus altos e baixos, seus triunfos e suas falhas. Mostre que podem conversar sobre qualquer coisa.

Compartilhar um interesse em comum

Um meio de passar um tempo com seus filhos e cultivar a relação entre vocês é encontrar um interesse em comum e investir nele. Isso oferece para ambos a oportunidade de estarem um com o outro. Ter um vínculo como esse pode ajudar durante a adolescência, quando as crianças pensam que os pais não sabem nada.

Esteja na encruzilhada

Em outras palavras, não perca os momentos importantes. Assista às apresentações, eventos esportivos, premiações e outras participações deles. Isso proporciona uma autoestima e uma confiança muito grande às crianças, que se sentem amadas e apoiadas.

Elogiá-los

As crianças precisam saber quando fizeram algo bem. Mostre que você reconhece os esforços e trabalho de seus filhos. Todo mundo quer ouvir coisas boas.

Ensiná-los

Aproveite o tempo para compartilhar seu conhecimento com os seus filhos. Pode ser tão simples do cotiado. Se tem algo que a criança poderá levar consigo para toda a vida é o conhecimento adquirido. Além disso, ao repassá-lo às crianças, vocês construirão mais um vínculo.

 

A missão dos pais, apesar de por vezes ser árdua, também é muito gratificante. Saiba que não é difícil ser um bom pai ou mãe, mas é impossível sê-lo o tempo todo. Mostre para as crianças que não há problema em cometer erros e que é a maneira pela qual você lida com eles que importa.
Esteja construindo essa relação constantemente para que ela seja estável e saudável. O amor resultante dessa relação é agradável para toda a família, proporcionando um desenvolvimento emocional pleno.