Aula de Artes: um olhar diferenciado na escola

A aula de artes na educação escolar desperta a capacidade criadora dos indivíduos. Ela auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, como foco, concentração, disciplina, percepção, senso crítico, improvisação, comunicação, integração social, imaginação. Funciona ainda como meio de expressão subjetiva em que se utiliza a criatividade para demonstrar algo.

Em sintonia com essas definições, a professora de Artes do Ensino Fundamental 1, Juliana Frickmann vem realizando desde o início do ano, diferentes propostas para desenvolver alguns desses conceitos. Esta semana passamos pela sala de artes e resolvemos registrar!

“Com o 1º. E 2º. Anos, estou realizando uma proposta de criação livre, que chamamos de pintura criativa; eles estão adorando porque estão tendo a chance de partir de conteúdos muito pessoais para elaborar as criações. Com o 4º. Ano estou trabalhando o Cubismo. Nesse trabalho é interessante trazer imagens e me utilizei do e-board para dinamizar e potencializar as imagens cubistas”.

No 5º. Ano a professora conta que os alunos aprenderam sobre gênero pictório – natureza viva e natureza morta –  através de observação desses dois tipos de natureza. Na última aula, os alunos foram convidados a desenhar a partir da observação fora de sala da natureza viva X morta que faz parte do ambiente escolar.

Nas fotos, alunos de todo o Ensino Fundamental 1, FAZENDO ARTE.

“Todo lo que puedas imaginar es real.”.

Pablo Picasso