Adolescência: Como lidar com este momento

A adolescência é a fase de novas experiências e procura por uma identidade. Por ser um momento de muitas mudanças, pode se tornar um desafio para os pais acompanharem.
O importante é saber que é preciso ser compreensivo e acolhedor durante os anos dessa etapa.

Para ajudar a entender um pouco sobre o universo, separamos algumas curiosidades sobre os adolescentes:

1. Sono: Precisam de 9 horas ou mais de sono. Dormir mais faz com que a qualidade de vida do jovem aumente, afetando positivamente seu rendimento escolar.
  2. Bebidas alcoólicas: os amigos próximos são a principal influência dos adolescentes para começar a ingerir bebida alcoólica. Jovens que convivem em famílias com históricos de alcoolismo também apresentam uma tendência maior a experimentar o álcool em idades prematuras. É importante que ocorra o diálogo aberto com os filhos, sem moralismo. Uma postura agressiva em relação ao assunto, fará com que escondam o problema.
  3. O apetite aumenta durante a adolescência: existe um ciclo chamado “crescimento acelerado”, que tem duração de dois anos, e nele, as meninas chegam a crescer 9 cm ao ano, e os meninos crescem até 11cm anualmente. Por conta do gasto energético excessivo, a ingestão de alimentos aumenta.
  4. A falta de vitamina D pode causar obesidade na adolescência: uma das principais fontes de vitamina D é a luz solar. Ela também pode ser encontrada no leite, salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelos, ovos e alguns cereais.
  5. Adolescentes positivos se tornam adultos mais saudáveis: criar um ambiente positivo para seus filhos viverem, especialmente durante a infância e a adolescência, é de extrema importância. Enxergar a vida de maneira positiva na adolescência diminui as chances do desenvolvimento de tabagismo e alcoolismo na fase adulta.
  6. Há um jeito certo de incentivar os estudos: o rendimento dos adolescentes na escola tende a cair após a entrada no ensino médio. Por isso, é importante ter diálogos com os filhos sobre a importância do conhecimento. Entretanto, esta conversa deve ser positiva, e não repleta de palavras de ordem e castigos.

Tenha paciência para entender essa transição e com certeza seu filho vai passar mais tranquilamente por essa etapa, se tornar um adulto mais seguro e pronto para enfrentar o mundo!