5 razões para assistir o filme “Extraordinário”

O filme “Extraordinário”, baseado no best-seller de R.J. Palacio, conta a história de Auggie (Jacob Tremblay), um garoto com uma grave deformidade facial devido a uma síndrome genética, que fez com que ele passasse por 27 cirurgias de reconstrução da face. Por conta da sua condição ele sempre estudou em casa, mas com o apoio sua mãe Isabel (Julia Roberts), e seu pai Nate (Owen Wilson), ele começa a frequentar a escola na 5ª série.

Apesar de clichê, a ideia de que filmes sobre deficiências são feitos para emocionar, ainda é muito comum na cabeça das pessoas.

1. O ambiente escolar já dá outra dica de que o filme trata questões como o bullying, por exemplo, de forma a ser compartilhada. Isso porque Auggie desconstrói a ideia de que a aparência seja importante, destacando que o melhor mesmo são as ideias de cada um;

2. Embora tenha que conviver com sua deformação no rosto, que afeta sua rotina de diversas maneira, o menino é um símbolo de coragem. Em todo o filme, Auggie busca lidar com essa situação fazendo piadas sobre si mesmo, conquistando amigos aos poucos e provando a necessidade de respeitar as pessoas, independente da aparência.

3. Mostra o quão importante é o apoio da família. Por causa das inúmeras cirurgias e idas ao hospital, a autoestima e o convívio social do menino sempre estiveram abalados. Entretanto, com o apoio dos seus pais e sua irmã, ele criou coragem para frequentar a escola e superar todas as adversidades que vieram junto com essa escolha.

4. O filme mostra que a intolerância advém da nossa incapacidade de processar internamente a aceitação do “diferente”, daquilo que nos é “desconhecido” e torna-se, por consequência, uma oportunidade de diálogo sobre a tolerância e a capacidade de aceitação da beleza peculiar que está no íntimo de cada um.

5. Os amigos são um dos grandes suportes da nossa vida. Desde pequenos nós já criamos ligações com pessoas a nossa volta que podem acabar se tornando uma amizade sincera e que irá durar por muitos anos.